Imprimir PDF

Palestrante: Profa. Rosiane de Freitas, Universidade Federal do Amazonas, Brasil

Título da Palestra: Por que problemas de Pesquisa Operacional são complexos
computacionalmente?

Resumo da Palestra:

Problemas de Pesquisa Operacional (PO) são multidisciplinares e em sua grande maioria, são problemas complexos do ponto de vista computacional. Nesta palestra serão abordadas importantes classes de problemas de PO, tais como problemas de alocação de recursos, escalonamento de tarefas, armazenamento de produtos, roteamento de veículos e distribuição de mercadorias, bem como suas complexidades computacionais,métodos de resolução (exatos e aproximados) e exemplos de aplicação. A relação com modelos teóricos em Computação será apresentada, sendo abordada a teoria da complexidade computacional e seu principal problema, P=NP, ainda em aberto, cuja solução dá ao autor 1 milhão de doláres e muita 'fama científica'! Em suma, serão apresentadas aplicações reais de PO importantes e o porquê de serem consideradas difíceis computacionalmente de serem resolvidas
fotoRosianePalestrando

Short Bio:

Rosiane de Freitas. Professora Adjunta do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (IComp/UFAM) e líder do grupo de pesquisa do CNPq em "Otimização, Algoritmos e Complexidade Computacional", com Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Orienta Teses e Dissertações no Programa de Mestrado e Doutorado em Informática do IComp/UFAM, co-orientando também atualmente nos programas de pós-graduação da  UFRJ e Universidad Tecnológica de Pereira (UTP, Colômbia). Cientista da Computação, atua principalmente nos seguintes temas: otimização combinatória, programação matemática, escalonamento teórico, algoritmos exatos e aproximados, complexidade computacional,  teoria dos grafos e geometria de distâncias, envolvendo também bioinformática, sistemas paralelos e distribuídos, engenharia de software e pesquisa operacional em geral, com ênfase em aplicações de planejamento e controle de produção, mobilidade, telecomunicações, redes, aplicações web, biologia molecular e dinâmica florestal. Mantém parceria com renomados pesquisadores e instituições pelo mundo,  coordena competições científicas, de programação e tecnológicas. Membro de importantes sociedades científicas brasileiras e internacionais, como SBC, SOBRAPO (ALIO/IFORS) e ACM, revisora de importantes periódicos e atualmente editora convidada para uma edição especial do periódico DAM (Discrete Applied Mathematics) relativa ao workshop DGA2013 (Distance Geometry and Applications).