Imprimir PDF

Palestrante: Rafael Martinelli (UFOP)

Título da Palestra: Geração de Colunas para Problemas de Otimização

Resumo da Palestra:

A geração de colunas é uma técnica de solução de problemas de otimização aplicada nos mais diferentes problemas encontrados na literatura. A partir de uma formulação com um número exponencial de variáveis, esta técnica trabalha com apenas um subconjunto de variáveis e, de forma iterativa, obtém novas variáveis pela resolução de subproblemas, chamados de subproblemas pricing. O objetivo desta paletra é apresentar o funcionamento geral do método de geração de colunas, explicar os motivos pelos quais este é bem-sucedido para vários tipos de problemas, mostrar sua composição com outros métodos exatos e discutir seus recentes avanços, especialmente na resolução dos subproblemas de pricing.
rafaelmartinelli

Short Bio:

Rafael Martinelli possui mestrado e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pós-doutorado pela École Polytechnique de Montréal, onde fazia parte do Groupe d'Études et de Recherche en Analyse des Décisions (GERAD). Possui experiência com métodos exatos para a resolução de problemas de otimização, tais como geração de colunas, planos de cortes e branch-and-bound. Além disto, trabalhou por alguns anos como desenvolvedor de soluções para problemas de tomada de decisões, incluindo problemas de roteamento de veículos, alocação e scheduling. Atualmente é pesquisador visitante no Departamento de Computação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).