• Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Imprimir PDF

Palestrante: Prof. Carlile Lavor (UNICAMP)

Título da Palestra: Geometria de Distâncias e Otimização de Geometria Molecular

Resumo da Palestra:

O principal problema da Geometria de Distâncias (GD) é o cálculo das posições de um conjunto de pontos, em um dado sistema geométrico, usando algumas distâncias entre os mesmos. Quando todas as distâncias são conhecidas, o problema pode ser resolvido em tempo polinomial. Caso contrário, o problema é NP-difícil. Além da beleza matemática envolvida na GD, o tema tem várias aplicações, desde problemas em nanotecnologia, estrutura 3D de proteínas, passando por robótica, astrometria e "big data". Nesta palestra, faremos uma introdução à aplicação de GD em cálculos de estrutura molecular, com destaque para proteínas, as moléculas fundamentais de qualquer sistema vivo.
eduardo

Short Bio:

Possui doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 2001), pós-doutorado em Computação Quântica pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC - 2003) Foi professor visitante no Politecnico di Milano, na Universidad Politécnica de Madrid, na École Polytechnique de Paris, no Institut Pasteur em Paris, na Universidade de Aveiro, na Université de Rennes 1, na Erasmus University, no IBM TJ Watson Research Center e na Duke University. Atualmente, é pesquisador 1D do CNPq-CC, professor associado da UNICAMP. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Geometria de Distâncias e Teoria da Informação Quântica.

Realização:

Promoção: