
Histórico da Cidade
A cidade foi descoberta por causa da extração do ouro, mas a cidade não era onde é hoje, ela era do lado esquerdo do rio Tocantins com o nome Bom Jesus do Pontal em 1738 onde hoje são as ruínas de Pontal.
O principal rio é o Tocantins, que margeia a cidade, e que hoje se transformou no lago da represa do lajeado, tendo ainda outros córregos que banharam o município: São João, das lajes e Francisquinha.
Exploração do ouro, iniciada em 1722, na Província de Goiás, trouxe muitos mineradores e foi responsável pela maioria dos pequenos núcleos que se estabeleceram na região. A travessia destes mineradores, tropeiros, mascates e viajantes já era realizada no local onde é hoje o centro Histórico de Porto Nacional em barcos do Português Felix Camôa, quando, em 1791, o cabo Thomaz de Souza Villa Real, que verificava a possibilidade de navegação e do estabelecimento de uma rota de comercio sul-norte, instala um destacamento militar na região. Com privilégios de está localizada entre dois povoados mineradores importantes, como: Pontal e Carmo, aparece então PORTO REAL, que se desenvolve com o comercio e a navegação.
Em 1831 o Julgado de Porto Real é elevado á categoria de Vila mudando seu nome para Vila de PORTO IMPERIAL. Enfatizando alguns fatores que contribuíram para sua elevação á sede do município:
- O incremento da navegação do Tocantins e do comércio com Belém do Pará,
- O declínio da mineração nas localidades vizinhas, como Pontal.
- O desenvolvimento da criação de gado.
Em13 de julho de 1861 foi o ano da elevação de Vila para Cidade de PORTO IMPERIAL pela resolução provincial de n° 333 , pois, era um importante centro comercial, com muitos comerciantes, comercio fluvial intenso com o Norte e 4.313 habitantes.
Com a proclamação da Republica, a cidade passa a se denominar PORTO NACIONAL. Em 1986, chegam os primeiros padres Dominicanos á cidade. Os mesmos foram os grandes benfeitores a esfera religiosa, social, política e Cultural da região de Porto Nacional. Em 1904, com a as irmãs Dominicanas o trabalho de educação se intensifica e Porto Nacional torna-se uma referencia na área atraindo alunos de diversos municípios. A construção da catedral Nossa Senhora das Mercês, no mesmo local do primeiro templo de 1810, é desta época e foi inaugurada em 1903. A vida da cidade ainda hoje é marcada pelas festas religiosas e pelas folias que colorem e movimentam as ruas da cidade, desde de Janeiro.
O meio de transporte e comunicação de Porto estava muito ligado ao Rio Tocantins, onde se navegavam com botes impulsionados por remeiros ou vareiros.Somente em 1923, foi lanchada nas água a lancha Mercês. E barcos a motor somente na década de 40.
Somente 1929 chega dois caminhões trazidos pelo Dr. Francisco Ayres da Silva que era o único medico do Norte se Goiás e parlamentar que lutava pela para abertura de linha mais eficiente de comunicação .
Na década de 30, se desenvolve a ligação aérea feita pelo Correio.
FONTE: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/historicos_cidades/historico_conteudo.php?codmun=171820