Organização curricular

Publicado: Segunda, 11 Abril 2016

Organização curricular

A proposta curricular foi dividida em “Ciclos de formação”, de acordo com estabelecido pela comissão de elaboração do Projeto Pedagógico de Química Ambiental, sob a orientação da Pró-reitoria de Graduação. Foram realizadas várias reuniões, as quais funcionaram como espaço de discussão por excelência sobre as questões pedagógicas mais gerais, ao mesmo tempo em que viabilizou a inserção, nas discussões, de alguns problemas pedagógicos pontuais então ocorridos.

No esforço para a implantação do Curso de Química Ambiental houve a preocupação no sentido de construir um novo perfil didático, o que exigia a revisão de conteúdos e metodologias no desenvolvimento de interdisciplinaridade entre os eixos. Nesse sentido, os encontros também consistiram no levantamento e na discussão de novas técnicas e de abordagens de ensino e de conteúdos capazes de transcender a sala de aula e a aula expositiva, havendo a proposição de exemplos e aplicações práticas dos conceitos e técnicas voltados para Química Ambiental.

Estas novas práticas pedagógicas ampliaram o horizonte do corpo docente auxiliando-os na construção conjunta do saber e, ao mesmo tempo, passaram a privilegiar os trabalhos em campo e o aproveitamento de situações reais na construção do conhecimento.

A estrutura curricular do curso de Química Ambiental está construída a partir de uma perspectiva interdisciplinar do processo ensino/aprendizagem proporcionada, durante todo o curso, buscando desenvolver e proporcionar situações problema e projetos interdisciplinares para que o aluno vivencie a prática.

É preciso ter em mente, conforme já sinalizado, que a interdisciplinaridade não é um saber único e organizado, nem uma reunião ou abandono de disciplinas, mas uma forma de ver o mundo e de se conceber o conhecimento, que as disciplinas, isoladamente, não conseguem atingir e que surge da comunicação entre elas.

Para que se obtenha esse olhar interdisciplinar do conhecimento é necessário estudo, pesquisa, mudança de comportamento, trabalha em equipe e, principalmente, um projeto que oportunize a sua ação; “para a realização de um projeto interdisciplinar, existe a necessidade de um projeto inicial que seja suficientemente claro, coerente e detalhado, a fim de que as pessoas nele envolvidas sintam o desejo de fazer parte dele” (FAZENDA, 1995).

Nesse sentindo, os 05 (cinco) eixos que estruturam o Ciclo de Formação Geral correspondem a 1.275 horas da carga horária de disciplinas e a 35%, considerando o total da carga horária do curso de 3.270 horas. Da mesma forma, o Ciclo de Formação Especifica é também constituído por eixos articulados entre si e com os ciclos de formação geral e de pós-graduação. Este ciclo corresponde a 65 % da carga horária do ciclo de formação especifica, traduzidos em 1.995 horas/aula, totalizando no total 3.270 horas referente ao ciclo de formação.

Esses eixos de formação buscarão responder aos objetivos formulados e às questões propostas a partir dos mesmos para Química Ambiental. Além disso, o egresso que quiser prosseguir na formação acadêmica será orientado ao terceiro ciclo de pós-graduação, como demonstrado a seguir:

• Ciclo de formação geral;

• Ciclo de formação específico;e

• Ciclo de pós-graduação.

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