Metodologia Científica

Pré-requisito: -
CH Total: 30h/a CH Teórica: 30h/a CH Prática:- Créditos: 02

Ementa:

Função da Metodologia Científica. Natureza do conhecimento. Fundamentos da ciência. Método científico. Passos formal e relatórios de estudos científicos. Fontes de consulta: bibliotecas tradicionais e bancos de dados. Estatística e sua relação com o paradigma científico vigente. Estatística descritiva. Introdução ao teste de hipóteses.

Bibliografia Básica:

1. CARVALHO, A.M. Aprendendo metodologia científica: uma orientação para os alunos de graduação. 2. ed. São Paulo: O Nome da Rosa, 2000.
  2. UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ. Normas técnicas: elaboração e apresentação de trabalho acadêmico-científico 2ª. ed. Curitiba: UTP, 2006.
  3. VIEIRA, S., HOSSNE, W.S. Metodologia científica para a área de saúde. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001.
  4. 4.BASTOS, C. L., KELLER, V. Aprendendo a aprender: uma introdução à metodologia científica. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004. 111 p.

Bibliografia Complementar:

1. SALOMON, D. V. Como fazer uma monografia. 10. ed. São Paulo: Martisn Fontes, 2001.
  2. 2.KOCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e prática da pesquisa. 17 ed. Petrópolis: Vozes, 2000.